Por Marcelo Laxe, Presidente da Associação Salve Atibaia

Água, não dá pra viver sem. Água limpa, artigo de luxo em muitas partes do planeta. Água doce, distribuída de forma desigual nas diferentes regiões do Brasil. Água potável, 35 milhões de brasileiros não têm acesso. Águas dos rios de Atibaia, em sua maior parte, poluídas, carregam esgoto.

Água é o tema que a Associação Salve Atibaia elegeu para abordar este ano em suas ações e debates. Por isso, neste Dia Mundial do Meio Ambiente, queremos falar de água.

Um rio deveria ser suporte para a biodiversidade, para a formação e nutrição do solo, onde as plantas crescem e acontece a magia da fotossíntese movendo os sistemas biológicos, ou seja, a vida. E quando os ecossistemas biológicos aquáticos acontecem, a qualidade da água é beneficiada, num círculo virtuoso.

Mas, poluir um rio é a coisa mais rápida a se fazer. A degradação é vertiginosa quando a urbanização ocupa a cobertura vegetal e o esgoto é lançado nas águas. Toda a vida se esvai. E já se sabe que a universalização do saneamento básico é a medida mais importante para se recuperar a qualidade da água.

Atibaia tem duas fontes de captação de água: o Rio Atibaia, que abastece 75% da cidade, que enfrenta problemas de poluição e alto volume de lixo, e o Córrego do Onofre, responsável por outros 25% do abastecimento, um manancial que desce a Serra do Itapetinga, límpido, e já no bairro do Portão recebe sua primeira carga de esgoto. O Onofre despeja suas águas poluídas e fétidas no Atibaia.

Outros rios seguem canalizados carreando esgoto pela cidade. Ninguém quer ver, nem sentir seus odores. A atual administração da Prefeitura herdou um projeto milionário para fazer obras nos rios de Atibaia, chamado Fonplata. Nenhuma proposta de recuperação da qualidade dos corpos d´água ou de ampliação do saneamento básico numa cidade completamente carente dessa infraestrutura tão importante surgiu. Soluções baseadas na natureza passaram longe da cabeça dos gestores. Apenas a velha história de canalização, tão ultrapassada.

As notícias não são tão boas, mas nem tudo está perdido. Lançamos um manifesto pela água este ano e já contamos com mais de 1.700 assinaturas, ou seja, percebemos que mais e mais pessoas se importam com nosso meio ambiente. Há moradores defendendo animais, outros protestando contra o corte de árvores, e há aqueles procurando saber o que é um jardim de chuva ou um parque linear. Muitas iniciativas estão dando exemplos de recuperação de áreas degradadas, tirando animais ameaçados da extinção, fazendo conexão entre trechos de florestas, recuperando e protegendo seus mananciais, nascentes e corpos d´água, inclusive dentro do território urbano. Queremos uma Atibaia assim, sendo expoente na área ambiental.

Córrego do Onofre – Próximo à foz junto ao Rio Atibaia

IMAGEM: Córrego do Onofre – Próximo à foz junto ao Rio Atibaia

A Associação Salve Atibaia está disposta a trilhar esse caminho. Vamos juntos?

Acesse AQUI o Manifesto pela Água